terça-feira, 14 de junho de 2011

Coração transbordando de amor e graça

POSTED BY GOSPEL NO DIVÃON 10 JUNHO 20110 COMENTÁRIOS
Lançar um projeto pela primeira vez sempre gera um friozinho na barriga, principalmente quando o tal projeto chega com a proposta de oferecer algo diferenciado do que já se está acostumado a ver nas prateleiras e ouvir nas rádios. Em relação ao gospel romântico, não dá para negar as mudanças pelas quais o estilo passou. Se antes, os evangélicos pareciam ter receio de expor seus sentimentos que não fossem em relação a Deus, hoje em dia, o povo cristão já até toca na ferida aberta que é perder o amor da sua vida. As letras fugiram do velho clichê de usar versículos de I Coríntios 13, Rute 1.16 e Cantares de Salomão 8 e agora falam a linguagem dos apaixonados: “Eu te amo!”, “Você é o amor da minha vida”, “Você é tudo pra mim”.

Pensando em conquistar de vez o coração do público, a Graça Music estreia no mercado do Dia dos Namorados com o CD Românticos, primeira coletânea própria da gravadora, diferente da que foi lançado junto ao projeto Mega 10. E a Graça mostra que quer compromisso sério com quem ouvir o CD ao reunir dois produtores de peso (Emerson Pinheiro e Carlinhos Gerd), um diretor de arte responsável por outras capas da gravadora (Lincoln Baena – NAMASSA) e um time especial formado por nomes como Dany GraceDiscopraiseRafael Araújo e Banda & Voz.

Lincoln conseguiu fazer uma capa simples e muito bonita, optando por um fundo branco e um coração formado por rosas vermelhas. Ah! E fugiu do óbvio até na hora de escolher o versículo que estampa a capa: Eclesiastes 4.12. Mas como é de música que vocês querem saber, vamos ao que interessa:

Bruna Olly abre o CD com Canção pra você
Escrita pela dupla Gislayne e Mylena,Canção pra você abre o repertório com a voz de Bruna Olly ao som do violão de Duda Andrade, famoso por suas distorções nas cordas. A escolha foi certeira com a voz melodiosa da cantora e a canção é perfeita para aqueles clipes voltados para o público teen. Anderson Freire(Você achou que ele ia faltar? Que cantor gospel não quer gravar músicas do Elizeu Gomes da nova geração?) assina Na fila do banco, interpretada por Rafael Novarine doMinistério Unção de Deus. Quem já ouviu Era você, gravada por Wilian Nascimento no Amo Você 14, vai perceber a semelhança entre as histórias – a de Wilian se passava no ônibus e a de Novarine no banco. É outra que tem tudo para ser um clipe de sucesso com letra que conta uma história bem interessante – “Foi numa segunda–feira / Numa fila de banco / Você estava linda / E eu estava te olhando / Estava torcendo pra fila não andar / Eu era o terceiro; e você, o décimo lugar”.

David Fantazzini volta aos tempos do Fama (reality que o revelou em 2002) com Por toda a vida, de autoria do mesmo, com um leve som de cordas e sanfona. Ainda parece que o ouvido não se acostumou com a capacidade vocal do artista em suplantar os tons mais difíceis. Repare bem no show que ele dá no refrão da música ao lado do back formado pelos não menos talentosos Jairo Bonfim Adiel FerrRafael Araújo, ex–integrante do Ministério de Adoração da Graça, é outro que desponta como cantor romântico em Verdadeiro Amor, com letra do Missionário R. R. Soares. A canção funciona como um testemunho de um casal que teve a vida a dois transformada após se encontrar com Cristo. Emerson, sem dúvida, colocou um dos melhores arranjos nessa faixa.

Os meninos do Discopraise também gravaram uma composição do Missionário. Um sonho traz todo o peso do som da turma de Clayton O’Lee com uma linguagem mais pop – “Queria te ‘raptar’ só para te ter / Enfim / Sozinha aqui ao meu lado / Pra ficar assim / Com olhar apaixonado / Fazendo declaração de amor pra mim”. Em seguida chega a dona de uma das mais belas vozes do cast da Graça Music – Dany Grace, emprestando todo seu estilo e voz ligeiramente grave a Você (Gislayne e Mylena). Com instrumentos mais harmônicos, o produtor dosou tudo na medida certa para que o cenário fosse devidamente preenchido com a voz da cantora.

Luiz Arcanjo canta o amor através dos heróis da Bíblia
Quem achava que veria uma das canções do CD de samba de Luiz Arcanjo na coletânea se enganou. O vocalista do Trazendo a Arcaassina Amada, amiga, amor com fortes características da primeira geração do Romantismo (movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa) que endeusava a imagem da mulher – “Meu amor, tão linda / Meu anjo, tão rara / Divinha, humana, minha flor / Princesa, pessoa tão bela / Amada, amiga, amor”. Vale destacar a interessante ideia do compositor ao pegar a trajetória de Jacó, Salomão, Davi e Isaque para falar do amor.

O casal Samuel Silva e Denise Gonçalves, doMinistério Nova Jerusalém, também faz sua estreia como dupla romântica. Diferente do que foi ouvido quando eles ainda eram da MK Music, no Amo Você 8 com Dom de amar, que falava sobre a comunhão entre irmãos,Resumo de amor (Anderson Freire, Aretusa Cardoso e André Freire), que teve a voz gravada no estúdio próprio do ministério, versa explicitamente sobre o amor entre homem e mulher. Os líderes do louvor da Igreja Batista em Renovação Espiritual Nova Jerusalém, mostram que levam jeito para a coisa. Já a Banda & Voz, que está com uma nova formação e simultaneamente lançou o CD Família pela gravadora, chega com Amo Você (Geferson Kleiton e Stéfano de Moraes). O inconfundível solo de Natan Brito (gravado no estúdio da banda), o Tim Maiado meio gospel, é o ponto chave da canção assim como o arranjo de marcha nupcial no final da faixa.

Fabiano Motta já mostrou que é um cantor versátil com o CD Voz do Espírito que marcou sua estreia na casa. No álbum Românticos, ele agora mostra seu lado totalmente apaixonado com a canção Do princípio ao fim que também foi escrita pelo Missionário R. R. Soares e teve clipe gravado por PC Júnior na Avenida Paulista. O timbre de voz do pastor se assemelhou bastante ao deRobinson Monteiro.
Mesmo sem Vinícius Melo, o Jó 42 mandou bem na faixa Quatro segundos

A banda Jó 42 chega com Quatro segundos que apresenta Harlley Cowboy nos vocais principais. O substituto de Vinícius Melo dá conta do recado e mostra que basta ter uma chance para se descobrir um verdadeiro talento. Repare na pausa que Emerson colocou no trecho “Quatro segundos eu parei... / Chamei a banda pra tocar”. Encerrando o CD, temos Nosso casamento(mais uma escrita por R. R.) que marca a estreia de Dayane Damasceno na gravadora. Enquanto o trabalho solo da cantora não fica pronto, essa é a chance de conferir de perto a voz de uma das mais recentes aquisições da gravadora. A única faixa produzida por Carlinhos Gerd traz o solo de sax de Marcelo Mineiro e é bem melodiosa e mostra que Dayane tem tudo para figurar entre os demais artistas da Graça Music que, mesmo com a ausência de Felippe e Mariana Valadão que chegaram a ser anunciados como integrantes da coletânea, conseguiu fazer um belo trabalho que faz o público desejar pelas próximas edições sejam elas o quanto o seu amor permitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário